O SteamOS 3.5 acabou de ser lançado no canal de prévia e inclui novos recursos que ainda estão sendo testados. Para participar, acesse Configurações > Sistema > Canal de atualizações do sistema.
Tela
A renderização de cores padrão do Steam Deck foi ajustada para emular a gama de cores sRGB, resultando em uma aparência ligeiramente mais quente e vibrante.
Adição do botão Ajustar cores da tela em Configurações > Exibição, que leva à tela de ajuste da intensidade e temperatura das cores. As configurações podem ser ajustadas usando uma imagem de testes ou com a imagem de um jogo em execução.
*Nativa: a aparência nativa das cores na tela do Steam Deck (a renderização de cor usada antes desta atualização).
*sRGB: emula as cores primárias da gama sRGB com um gradiente de cores suave.
*Intensa: emula a aparência de uma tela com uma gama de cores mais ampla, resultando em uma maior intensidade. Pode resultar em um gradiente de cores não suave.
Agora, é possível ativar HDR para telas externas compatíveis em Configurações > Exibição.
Agora, é possível ativar o uso de taxa de atualização variável da tela (VRR) para adaptadores USB-C compatíveis em Configurações > Exibição.
Menu de acesso rápido: reformulação das configurações de dimensionamento para separar o modo e o filtro. Adição dos modos de dimensionamento "Esticar" e "Ampliar", úteis quando o formato da imagem do jogo for diferente que o da tela.
Correção da orientação da tela sensível ao toque com uma tela externa conectada.
Agora, a composição é evitada em mais cenários, reduzindo a latência e os engasgos quando há várias sobreposições na tela.
Redução da latência quando a renderização do aplicativo é mais lenta que a taxa de atualização da tela.
Geral
Correção de casos em que certas cargas de trabalho apresentavam problemas graves de desempenho no processador, a menos que o multithreading (SMT) fosse desativado manualmente.
Agora, dispositivos de armazenamento externos são montados automaticamente quando conectados ao Steam Deck. Para formatar ou gerenciar dispositivos de armazenamento, use a nova interface em Configurações > Armazenamento.
Atualização dos drivers de vídeo, com diversos aprimoramentos de desempenho e funcionalidades. Aprimoramento do desempenho do jogo "Starfield". Correção da corrupção de viewmodels no jogo "Amnesia: The Bunker" e de erros ao inicializar os jogos "Immortals of Aveum" e "Kaiju-A-GoGo".
Aprimoramento da estabilidade de conexões Bluetooth, especialmente com mais de um controle conectado.
Ligeira redução no tempo necessário para o Steam Deck despertar.
Implementação da troca entre o modo controle e o modo mouse e teclado ao segurar o botão Menu no driver hid-steam para Linux, para seguir o comportamento da configuração padrão do Steam para área de trabalho.
Aprimoramento das transições entre aplicativos.
Agora, é possível personalizar o conteúdo da sobreposição de desempenho ao criar um arquivo de configuração no caminho "~/.config/MangoHud/presets.conf".
[*] Correção de erro em que alguns jogos (como "NARUTO SHIPPUDEN: Ultimate Ninja STORM 4") eram exibidos esticados caso o tamanho da janela não fosse igual ao tamanho da cadeia de troca (swap chain[/]).
Agora, não é mais necessário tocar na tela para usar o controle no jogo "Disgaea PC".
Correção das dimensões físicas informadas aos jogos, corrigindo alguns problemas de detecção do formato da tela (como no jogo "Returnal").
Mitigação de problema em que desativar a sincronização vertical no menu de acesso rápido causava grandes engasgos caso a sobreposição de desempenho ou outras sobreposições estivessem sendo exibidas. Nessas situações, a sincronização vertical permanece ativa. Para melhores resultados, desative a sobreposição de desempenho.
Correção de problema com a detecção de entrada do teclado no jogo "Overwatch 2".
Firmware do controle: correção da perda ocasional de sensibilidade dos sensores de toque nas alavancas.
Firmware 1.16
Adição de configurações de compensação de tensão.
Aprimoramento da robustez do atalho de redefinição das configurações de firmware (botões Diminuir Volume + Acesso Rápido + Liga/Desliga) em alguns cenários de travamento na inicialização.
Correção de problema raro em que o limite de potência térmica (TDP) do processador era definido com um valor muito baixo, fazendo com que o processador principal (CPU) e o gráfico (GPU) ficassem presos nas frequências de 400 MHz e 200 MHz, respectivamente.
Correção de problema em que a luz de carregamento acendia novamente quando o Steam Deck estivesse ligado na tomada após o carregamento finalizar.
Atualização da base Arch Linux do sistema
Esta atualização traz as correções de desempenho, segurança e estabilidade mais recentes para os pacotes fundamentais do SteamOS.
Em especial, ela inclui atualizações para o KDE Plasma, o ambiente usado no modo de área de trabalho do Steam Deck. Os detalhes completos estão disponíveis no site da Comunidade KDE aqui. Aqui estão alguns dos destaques:
*Novo sistema de organização com janelas lado a lado.
*Atualização da Central de Aplicativos Discover com uma nova página inicial e busca aprimorada.
*Agora, o Discover pode aplicar atualizações do sistema a partir da área de trabalho.
*Atualização dos widgets da área de trabalho.
Fonte: steamcommunity