A AMD lançou um novo driver gráfico que introduz um modo de economia de energia que pode fazer uma enorme diferença na vida útil da bateria de laptops e pcs portáteis para jogos.
Adrenalin Edition 23.12.1 traz suporte oficial para Avatar: Frontiers of Pandora, bem como uma interface renovada, mas o verdadeiro destaque é o recurso mencionado chamado AMD HYPR-RX Eco.
A ideia é simples: AMD HYPR-RX Eco é um botão de um clique que aciona uma série de recursos para reduzir uma quantidade considerável de consumo de energia.
O AMD HYPR-RX Eco poderá proporcionar uma economia de energia de até 68%, neste momento é exclusivo apenas para GPUs RDNA 3 (placas gráficas RX 7000 e processadores com gráficos integrados RDNA 3). A AMD diz que funcionará melhor com jogos rodando em tela cheia.
Análise: A todo vapor com economia de energia
O número fornecido de até 68% é uma estimativa de desempenho, o que significa que este é o melhor cenário. Dito isso, mesmo que a economia média de energia seja bem menor, digamos 40%, isso ainda é enorme.
Ainda não sabemos exatamente que efeito esse recurso terá, é claro, ou a compensação em termos de desempenho (possíveis perdas de potência para otimizar a economia de bateria). Contudo, a AMD parece confiante de que esta será uma adição impressionante para permitir que os laptops para jogos durem mais quando longe de uma tomada.
Isso será ótimo para portáteis de jogos também, como o Asus ROG Ally e o Lenovo Legion Go, portáteis com Windows que enfrentaram algumas críticas bastante severas sobre a decepcionante duração da bateria. Eles têm gráficos RDNA 3 e, portanto, se beneficiarão da opção HYPR-RX Eco, o que é uma ótima notícia. A AMD diz que o HYPR-RX Eco poderá chegar ao hardware de GPU mais antigo (o que poderá beneficiar o Steam Deck).
Fonte: Techradar | wccftech